Ter inteligência emocional é controlar emoções?

Uma cliente me procurou porque ela deseja aumentar a sua inteligência emocional. Começamos um trabalho cheio de entusiasmo e dedicação esses dias.

Afinal, o que é desenvolver a inteligência emocional?

Muitas pessoas acreditam que ter inteligência emocional é controlar as próprias emoções.

Bom, sinto muito, mas controlar emoções diretamente é impossível, do ponto de vista fisiológico. O seu cérebro não tem essa capacidade. Emoções são resultados de programas automáticos do seu sistema nervoso, que geralmente acontecem em menos de meio segundo. Então, o que é?

Desenvolver inteligência emocional, (de forma resumida e simplificada), é:

1) Entender as suas emoções, em que condições e porque razões elas acontecem. Entender como esses processos acontecem dentro de você e dentro das outras pessoas.

2) Entender as suas tendências comportamentais de acordo com o seu perfil e descobrir as melhores formas de lidar com os desafios e as oportunidades que surgem no dia a dia. Melhores formas para você.

E de forma indireta, mudar as suas formas de sentir e agir, caminhando numa direção saudável e de resultados proveitosos. Mas isso é quase que como coordenar uma orquestra, assim como faz um maestro bem treinado.

Não é simples, não é óbvio, não é fácil. Mas assim que o treinamento avança, é lindo!

E vale a pena mergulhar nessa música, que no começo é estranha, desafinada, mas que aos poucos vira arte, beleza e aprendizado.

E que tem tudo para melhorar a sua vida.

Vamos ordenar a sua orquestra?

Vem comigo!

 

Um beijo!

Não há comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.